sábado, 17 de maio de 2014

FUTEBOL E MULHER EM EXPOSIÇÃO MO MAC





Futebol e Mulher. Dois temas recorrentes no cotidiano dos brasileiros, mas que nunca deu muito certo juntos. Desafiando essa visão tradicional, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) apostou nessa união e abriu, na noite de ontem, 15, ao mesmo tempo, as exposições dos artistas plásticos Joaquim Franco e Lene Franpper. A obra dele fala da paixão do Brasil pelo futebol; a dela, do universo feminino.

A chuva forte que caía durante a noite não impediu que um grande público prestigiasse a vernissage dupla. Os artistas receberam os convidados em alto estilo, diante de suas obras que chamam a atenção não somente pelo estilo, como pela criatividade. No “País do Fútilboy, onde os campos de futebol são eternos”, ou na diversidade do “Universo feminino e suas nuances”, Joaquim e Lene esbanjam talento.

A relação com o futebol desde menino, o grande número de craques brasileiros e o fato da Copa do mundo 2014 ser no Brasil foram alguns fatores que levaram Joaquim Franco à escolha do tema para as 58 infogravuras e duas telas com pintura computacional. Ele retrata os craques – especialmente Pelé, destaca o futebol feminino e a superação por meio do esporte, personagens da literatura e até Jesus Cristo, que aparece em um dos quadros como goleiro.
                 
Nas telas em acrílico sobre tela de Lene Franpper, que desenha e pinta desde criança, mas só agora expõe sua obra, a mulher aparece em estilo figurativo no exercício de suas múltiplas habilidades: a mãe carinhosa e protetora, a professora, a missionária, a sedutora, a religiosa. As cores verde e azul predominam nessa fase da artista feirense, que é graduada em Educação Física, tem 37 anos e confessa que se inspira na própria mãe para compor a sua arte.

Madalena de Jesus

Um comentário: