terça-feira, 19 de maio de 2015

OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DO VERBO “CUNHAR”


Julieta:cunhada/irmã/comadre/amiga

Gravar, moldar, cravar, marcar. Todas estas expressões podem ser atribuídas ao significado do verbo “cunhar”. Daí vem o termo cunhado/cunhada, originário do latim “cognatus”. É a denominação do irmão/irmã do cônjuge, palavra gramaticalmente classificada como adjetivo ou substantivo, a depender do contexto em que é aplicada na frase.

Descobri ainda que na região amazônica o significado de cunhado/cunhada é outro, inclusive bastante diferente das outras regiões do Brasil. Lá, os significados são diversos, servindo para se referir a alguém próximo, como por exemplo companheiro/a e amigo/a, e não só em relação ao irmão ou irmã do cônjuge.

Aí está a resposta para a relação que sempre tivemos, eu e Ju (Maria Julieta da Mata, que se tornou de Jesus ao casar com meu irmão Pedro), que se adequa muito mais ao significado amazônico da palavra cunhada do que a qualquer outro. Somos irmãs, sim. Dividimos alegria e tristeza (muito mais a primeira) e, seja qual for a circunstância, lá estamos, juntas, sempre prontas a ajudar uma à outra, nem que seja com um abraço silencioso, que fala mais do que qualquer texto bem elaborado.

Mais que irmãs, somos comadres, que significa exatamente sermos mães da mesma filha (Lilian) ao mesmo tempo. Isso é possível? Claro que sim. E como se isso não bastasse, me deu ainda a sobrinha que amo também como mãe (Liz). E dispensa a minha filha de sangue (Bárbara) amor e carinho em medidas semelhantes.

E, voltando aos verbos iniciais, vejamos os significados que podemos atribuir aos mesmos, tomando como ponto de partida – e de chegada – a nossa relação de cunhada/irmã/comadre/amiga, nesta semana em que ela comemorou aniversário de nascimento (dia 18):

Gravar os bons momentos compartilhados ao longo da vida;

Moldar as situações, buscando sempre o ângulo mais favorável;

Cravar os sentimentos e laços fraternos no coração;

Marcar a nossa passagem nesse mundo com o que temos de melhor.

Madalena de Jesus

2 comentários:

  1. Madá, parabéééns por mais esta sua postagem!!!
    Fico feliz ao ler declarações de sentimentos tão profundos que atualmente não vivenciamos!!!
    Prossiga sendo esta pessoa de coração maravilhoooso!!!
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Depois de tantos predicados e explicações, o que comentar?
    Agradecer e elogiar são os verbos que me sobraram.
    Abraço apertado,

    Maria Julieta

    ResponderExcluir