domingo, 12 de julho de 2015

ENCONTRO COM BLOGUEIROS EM BERIMBAU (OU UMA FORMA DIFERENTE DE DISCUTIR EDUCAÇÃO)




De um lado, aproximadamente 100 meninos e meninas de olhos abertos, ouvidos atentos e a indisfarçável vontade de conhecer o “novo”. De outro, professores, jornalistas, universitários e estudantes do ensino médio, todos blogueiros, entusiasmados com a possibilidade de dividir as experiências com essa ferramenta de informação – e formação – moderna que, aos poucos, foi tomando conta do espaço virtual, até a consolidação como meio de comunicação.

O I Encontro com Blogueiros foi promovido pela coordenação dos cursos técnicos do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe (CECJ). O antigo CMEC, então unidade de ensino da rede municipal, sempre presente em minha memória. Foi lá que iniciei minhas incursões pela vida literária pelas mãos e mentes de grandes mestras, cujas aulas passaram pela minha cabeça como em um filme, durante aquela roda de conversa, na manhã de sábado (11).

O evento reservou agradáveis revelações, como o conferencista Guilherme da Mata, de apenas 16 anos, que faz do seu blog um instrumento de transformação: da educação, das pessoas e do mundo. Vivi também a emoção do encontro com Raulino Júnior, um professor nato e um jornalista idem, como bem mostra o seu blog já a partir do nome: “Desde que eu me entendo por gente”. E o menino Lucas Luís, que estuda Direito e já pensa, fala e escreve como profissional?

Todos filhos de Berimbau. Inclusive eu. Alguns egressos daquele colégio. Como eu. Orgulhosos de estarem ali, diante de uma plateia igualmente orgulhosa pela escolha e a certeza de que está construindo seu próprio alicerce. A iniciativa de Liz da Mata, professora de Língua Inglesa que encarou o desafio de uma disciplina técnica e transformou a prática pedagógica em algo novo. Com o apoio da coordenadora Sandra Sinara e da experiente secretária escolar Maria Assunção Santiago – a sempre encantadora “Sunta”.

O jornalista Dimas Oliveira, dono do Blog Demais, completou a mesa. Dele partiram senão as melhores as mais interessantes observações, principalmente do ponto de vista técnico da ferramenta blog e suas diferenças do site. Coube a ele, também, presentear a professora Liz e biblioteca do colégio com exemplares do seu livro “cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de Santana”. Assim mesmo, tudo em letra minúscula.

O diretor Josoel Pereira da Silva fechou o encontro com chave de ouro.  Agradecendo aos convidados, elogiando os professores e funcionários responsáveis e destacando a importância da iniciativa para os estudantes. Aliás, vale ressaltar a participação da turma. Bem informados, ouviram e falaram, apresentando questionamentos pertinentes e bem elaborados. Também pudera, com a orientação das professoras Liz e Sandra, não dava para ser diferente!

Ah sim, os palestrantes representaram os blogs Demais (Dimas Oliveira), Tabuleiro da Maria (Madalena de Jesus), Adriana Pensando... (Adriana Reis),Blog do Lucas Luiis (Lucas Luis), Blog de Guilherme da Mata (Guilherme da Mata), e Desde que eu me entendo por gente (Raulino Júnior). Embora não tenham participado, Tainá Diaz e Lorena Cerqueira foram citadas pela criação do Blog Vish.

Madalena de Jesus

29 comentários:

  1. Muito obrigada, Madalena! Sabe a história da conspiração do universo? Isso pode até ser um clichê, mas o encontro fluiu na junção de boas intenções, na generosidade de vocês, no carinho que tiveram conosco. Foi mesmo especial! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu glossário pessoal não há palavras para descrever o sentimento de satisfação ao realizar o I Encontro com Blogueiros. Não sei se a alegria é por conta da quantidade de pessoas que "arregaçaram as mangas" (corpo discente, colegas professores, equipe gestora, suporte técnico, equipe de serviços gerais, coordenação da Educação Profissional) ou por conta dos blogueiros que toparam o desafio: fazer educação de forma viva.
      Acredito que a palavra "obrigada" é muito simples diante do brilho do evento, mas... é a que eu tenho, no momento.

      Excluir
  3. No meu glossário pessoal não há palavras para descrever o sentimento de satisfação ao realizar o I Encontro com Blogueiros. Não sei se a alegria é por conta da quantidade de pessoas que "arregaçaram as mangas" (corpo discente, colegas professores, equipe gestora, suporte técnico, equipe de serviços gerais, coordenação da Educação Profissional) ou por conta dos blogueiros que toparam o desafio: fazer educação de forma viva.
    Acredito que a palavra "obrigada" é muito simples diante do brilho do evento, mas... é a que eu tenho, no momento.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal e criativo a ideia
    Thiago Rios
    1º ano TI
    Colégio Estadual de Conceição do Jacuipe

    ResponderExcluir
  5. Ficamos muito felizes pelo encontro de Blogueiros na cidade, algo novo e autêntico, que infelizmente muitas pessoas ainda não conhece. Apesar de não estarmos presentes soubemos o sucesso que foi o evento. Parabéns a todos os organizadores e aos blogueiros presentes.

    ResponderExcluir
  6. Maria ! Faremos um post em explicação do "S" no nosso Vish. Rsrsr

    ResponderExcluir
  7. achei bom a roda de conversa diferente e inovador,legal a professora Liz e a coordenação da escola promover isso para nós.....
    1Técnico em Informática
    Lisandra

    ResponderExcluir
  8. Achei muito Interessante Foi algo que proporcionou muito o apredizado e o fato de conhecer um pouco dos blogueiros foi tambem interessente por que foi algo diferente foi muito bom a professora Liz com a cordenação ter nus proporcionado ISSO .....
    1 Técnico em Informática|
    Larícia de Jesus
    CECJ

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. muito bom,pois nos proporcionou muito conhecimento e foi algo além de uma sala de aula.
    Aluno:Ytallo santana
    1ºano Ti
    Colégio Estadual de Conceição do Jacuipe

    ResponderExcluir
  11. Nome: Alanderson R. Do Carmo

    Colegio Estadual De Conceição Do Jacuípe

    Turma: 1°ano Ti

    Foi muito legal, eu me divertir e aprendi bastante

    ResponderExcluir
  12. - Muito legal, uma forma de adiquirir novo conhecimento fora da sala de aula.

    Isadora Costa
    1° TI (CECJ)

    ResponderExcluir
  13. - Muito legal, uma forma de adiquirir novo conhecimento fora da sala de aula.

    Isadora Costa
    1° TI (CECJ)

    ResponderExcluir
  14. - Muito legal, uma forma de adiquirir novo conhecimento fora da sala de aula.

    Isadora Costa
    1° TI (CECJ)

    ResponderExcluir
  15. Muito Bom . Achei interessante a Idea ! Espero que tenha Mas Eventos iguais a Esse. Muito legal uma forma diferenciada de aprender coisas novas !

    Colégio Estadual de Conceição do Jacuipe

    Anderson Brito 1º TI

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Nota 10! Roda de conversa de uma forma diferente, onde dúvidas foram tiradas e nós alunos tivermos conhecimentos maneiro.

    Aluna: Daiane Castro
    1° MT
    CECJ

    ResponderExcluir
  18. Essa foi a melhor aula que eu já tive, como diz o blogueiro Raulino "Desde que eu me entendo por gente"
    E ainda fiquei com a impressão que esse encontro despertou o interesse de novos blogueiros.

    Marverson Luis
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  19. Esse encontro nos proporcionou estabelecer conexão entre a aula teórica (conteúdo da disciplina CTCI: Blog) e a parte prática. Além de manter contatos com os blogueiros convidados.

    Thiago Araújo
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  20. Depois do encontro, as dúvidas que eu tinha sobre Blogs foram sanadas. Eu não tinha conhecimento sobre essa mídia social, mesmo com o assunto estudado em sala de aula.

    Capistrano
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  21. O encontro foi melhor do que eu esperava pois pensei que o blog fosse uma mídia social sem muita importância. Dúvida sanada na roda de conversa.
    Segredo: pensei em criar um blog tb, graças a vocês.

    Sebastian

    ResponderExcluir
  22. No dia do encontro eu não participei mas por conta dos comentários e das publicações vi que ultrapassou minhas expectivas.
    Vi que perdi a oportunidade de conhecer pessoalmente os blogueiros convidados.

    Levi
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  23. Eu estava doente no dia do encontro, mas pelos comentários percebei que foi muito proveitoso.
    Mesmo estudando o assunto em sala de aula, nada melhor do que tirar dúvidas com profissionais da área.

    Matheus Mattos
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  24. No dia do encontro eu não estava presente mas sei que perdi a oportunidade de conhecer os blogueiros convidados.
    Eu queria perguntar pessoalmente sobre o momento do nascimento do blog de cada um de vocês.

    Gabriel Maia
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  25. No encontro aprendi muito e tirei dúvidas tb, além de ficar sabendo da história de cada um.
    Quero agradecer a toda a equipe gestora do CECJ em especial a pró Liz da Mata por ter proporcionado esse evento.

    Fernando
    1TI
    CECJ

    ResponderExcluir
  26. roda de conversa diferente e inovador,legal Muito Bom . Achei interessante a Idea ! Espero que tenha Mas Eventos iguais a Esse. Muito legal uma forma diferenciada de aprender coisas novas.

    Erick
    1TM
    CECJ

    ResponderExcluir
  27. Agradeço mais uma vez aos meninos e meninas, futuros blogueiros oficiais, que contribuem para a tarefa de fazer educação de forma diferenciada.
    Agradeço mais uma vez a blogueira Madalena de Jesus por nos emprestar esse espaço para comentários do trabalho realizado (fora de sala de aula).
    Abração

    ResponderExcluir