quarta-feira, 18 de outubro de 2017

HERANÇAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO


Diálogos entre Brasil e Angola, o português d’aquém e d’além-mar é o título do livro que será lançado nesta quinta-feira (19), às 16h, no hall da reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Organizado pelas professoras Eliana Pitombo Teixeira e Silvana Silva de Farias Araujo, traz o selo da UEFS Editora e tem 268 páginas.

Os trabalhos reunidos na obra volume se propõem observar o que resultou do contato do português com línguas africanas no Brasil e em Angola. A obra é também um elogio à beleza e à força da mãe África.

Para as organizadoras, compreender o chamado português brasileiro passa necessariamente pela consideração da presença, no Brasil colonial, de povos africanos e suas línguas, particularmente dos escravos trazidos da África Central, onde se localizam os atuais países da República do Congo e Angola. É importante ressaltar que a presença desses povos foi numerosa nos anos Seiscentos, exatamente no período em que estava começando a se formar o português brasileiro.

Eliana Pitombo Teixeira é doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Letras e Linguística pela mesma Universidade. Professora Adjunta aposentada da UEFS, tendo atuado na Graduação e Pós-Graduação. Concebeu o projeto de pesquisa Em Busca das Raízes do Português Brasileiro, cujo objetivo é comparar o português falado em Luanda-Angola com o português vernacular brasileiro.

Silvana Silva de Farias Araujo é professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua no PPGEL-MEL/UEFS, onde coordena o Mestrado em Estudos Linguísticos, desde o ano de 2016.  Também coordena e participa de projetos de pesquisas sociolinguísticas voltados à formação do português brasileiro. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Crioulos (ABECS), durante um biênio.

Socorro Pitombo, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário