Se alguém procurasse Maria São Pedro de Souza Estrela no bairro Campo Limpo, certamente não iria encontrar. Mas Bia, aí sim. Não há, por aquelas bandas, quem não conheceu a líder comunitária que acolhia a todos. “Se não puder ajudar, não atrapalhe”, dizia ela, atribuindo a citação aos seus antepassados.
Sempre estava presente nos eventos das mais diversas áreas, mas era na Cultura que se encontrava. Também pudera, tem um filho cantor (Gilsan do Reggae) e uma filha produtora cultural (Lurdes Santana). Teve ainda mais duas filhas (Claudia, Ana Rita e Sueli). Merendeira de escolas públicas por muitos anos, alimentava também a alma das pessoas que a procuravam.
Bia deixa filhos, netos e bisnetos, além de uma legião de admiradores que conheceram a sua força de mulher preta, que transformou as dificuldades da vida em ensinamentos e amor ao próximo. Viveu até os 93 anos como uma verdadeira estrela, que espalha luz por onde passa.
A guerreira se foi, mas seu exemplo permanecerá.
Madalena de Jesus é jornalista, escritora e professora de Línguas Portuguesa e Francesa e Literatura
Tive a felicidade e o prazer de conhecer Dona Bia, uma verdadeira estrela, que agora se tornou uma luz para nos iluminar de outra dimensão.
ResponderExcluirObrigada a todos e todas as pessoas que neste momento triste nós apoiaram.minha Estrela .está brilhando muito mas.em nome da família:Estrela.Santana.Nascimento
ResponderExcluirMinha irmã MADALENA DE JESUS GRATIDAO
ResponderExcluirNOME DE LOURDES.GILSAN.SUELY
CLAUDIA.ANA RITA.
DOS NETOS BISNETOS E AMIGOS