segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DA PUBLICIDADE PARA AS ARTES PLÁSTICAS



Luci Barbosa: Popularizar a arte preservando a qualidade 


Fundação Carlo Barbosa: Homenagem a um dos maiores artistas plásticos de Feira


Projeto Memórias de Pintores Feirenses: Valorização dos artistas da terra


Durante muito tempo o nome de Luci Barbosa figurou entre os principais contatos publicitários de Feira de Santana, representando revistas e jornais impressos – afinal órgãos de comunicação online é coisa recente. Nem ela própria lembra quantos anos andou pela cidade e por praticamente toda a Bahia em busca de anúncios, até que surgiu o projeto da Fundação Cultural Carlo Barbosa, uma homenagem a seu irmão.

Aliás, somente ela não enveredou pelas artes plásticas. Leonice, laurice e Conceição, as irmãs, todas têm grandes trabalhos nesse segmento artístico, e os irmãos Ciro e Jorge também estão bem próximos, na área de desenho. “Eu não tinha outro caminho a seguir”, diz a experiente Luci, que aos 67 anos parece ter parado no tempo e se mantém jovial, graças ao alto astral que mantém, mesmo diante de todos os obstáculos.

As longas caminhadas dos tempos das revistas Panorama e Bahia Viva e dos jornais Feira Hoje e Folha do Estado não foram em vão. Serviram não apenas para vender anúncios, mas para manter uma boa relação com a imprensa e produtores culturais, bem como com todos os segmentos da sociedade civil. Isso pode não render os lucros da publicidade, mas facilita, e muito, seus contatos para divulgar o trabalho da Fundação.

Durante muito tempo Luci dividiu a vida e a casa com a mãe, Dona Judite, e a filha Luciana. A primeira faleceu há alguns anos e a segunda casou. E ela ficou sozinha, tendo como companhia a obra grandiosa de Carlo Barbosa, da qual cuida com o maior carinho. Como presidente da FCB, tem uma diretoria devidamente empossada. Mas o grosso do trabalho fica mesmo com ela, na maioria do tempo.

Mas quem pensa que ela reclama, está totalmente enganado. “Faço o que posso”, diz, com humildade. Mesmo diante de um projeto como Memórias dos Pintores Feirenses, que se tornou referência de qualidade e beleza. Graças a ele, o projeto, foram produzidas e distribuídas gratuitamente telas de pintores como o próprio Carlo Barbosa, Gil Mário, Leonice Barbosa, Pedro Roberto, César Romero, Juraci Dórea e Marcus Morais.

“Nossa próxima edição será novamente com Carlinhos”, anuncia Luci Barbosa, garantindo que serão trabalhadas obras inéditas do artista. Esse trabalho, em seu entendimento, é uma forma de levar a arte a um maior número de pessoas, democratizando o acesso aos bens culturais. Ou seja, popularizar a obra do artista plástico, sem perder a qualidade. E a proposta tem dado certo.

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário