quarta-feira, 26 de junho de 2019

UM LUGAR ONDE PODEMOS SENTIR O CHEIRO DA FÉ





















































Se alguma vez eu planejei uma viagem com tanta antecedência, realmente não lembro. Acredito que a primeira conversa sobre o assunto foi em novembro do ano passado e em janeiro já estávamos programando compra de passagens, reserva de hotel e tudo mais. Nós, exatamente, não. Nildo, o grande mentor e executor do “Projeto Aparecida”, que nos levou ao Santuário da Padroeira do Brasil, no início deste mês.

A viagem já valeria a pena pela composição do grupo. Oito pessoas com o mesmo propósito e divertidas em qualquer situação. Tudo combinado previamente e nada fora de lugar. Como diria meu pai, o velho Zinho, o que é acordado não sai caro. E lá fomos nós, fazendo de cada etapa uma verdadeira festa. A ida para Salvador na noite de quarta-feira (dia 5), embaixo do maior pé d’água, com Thiago ao volante e Brenda ao lado, foi a primeira.

Metade do grupo pegou o mesmo voo: Eu, as vizinhas Zauri e Ester, mais a sua irmã Maria, sem dúvida a mais bem-humorada de todas – “quem vai lá não tem olho nem sobrancelha”. A espera no Aeroporto de Guarulhos durou mais de três horas. Pensa que alguém se importou com isso? Tão logo Nildo, o líder eleito naturalmente, a mulher Cau (genro e filha de Ester), Jorge e Mari chegaram,  #partiuaparecida. Jorge de ônibus e o restante em uma doblò alugada.

Eu ficaria aqui horas contando detalhes do trajeto, da parada para o almoço na estrada, onde a garçonete trocou os pratos e até hoje não me serviu o café, do fato de Jorge ter ido de ônibus e chegado primeiro do que nós, do encanto da pousada – como era o nome mesmo? Jovimar, se não me engano, e até da parada do bondinho em cima de um cemitério, que levou os cavalheiros do grupo do céu ao inferno em segundos – “ninguém pode nem brincar”!

Enfim, vou deixar os “causos” de lado e ir direto ao Santuário. Ainda na quinta-feira (6) fomos conhecer a obra humana onde está visível a mão de Deus no todo e em cada detalhe. Grandiosa em todos os sentidos, a construção causa impacto. Primeiro visual. Chamam a atenção as imensas arcadas, todas perfeitamente iguais, por onde entram e saem pessoas o tempo inteiro, e as escadarias ao redor do templo, dividido em várias capelas. Depois espiritual. Um lugar onde é possível sentir o cheiro da fé.

Sim, naquele lugar especial é a fé que move nossos olhos e ouvidos. Seja durante as celebrações, no interior do templo emoldurado por azulejos que nos remete à Ladainha de Nossa Senhora, ou do lado de fora, no final da tarde, diante de campanário. Ah! Não tem preço... os sinos tocando um a um e depois todos os 13 ao mesmo tempo, anunciando o momento sagrado das 18 horas. Uma verdadeira orquestra, sem maestro, mas com uma plateia atenta e emocionada.

Nem mesmo o fato do Santuário ser cercado de estabelecimentos comerciais e ter até um verdadeiro shopping para venda de produtos relacionados a Nossa Senhora Aparecida tira o encantamento do lugar. Seja do chão, diante da arcada principal, ou do alto da cúpula de 70 metros de altura, de onde podemos ver o rio onde a imagem da santa foi encontrada, ou ainda na missa, durante a bênção dos objetos adquiridos, o sentimento é o mesmo.

Mas nada igual à visita ao Museu ou à Capela das Promessas. No primeiro encontramos toda a história relacionada à imagem, construção da primeira igreja – outro ponto de visitação obrigatório – e fatos marcantes de visitas ilustres. Na segunda estão guardados objetos e fotos deixados em promessa ou em agradecimento por graças alcançadas ao longo da vida, aos quais juntei toda a minha gratidão pelas conquistas, reforçada ainda na visita à Capela das Velas.

Eu me senti tão pequena, diante de tudo que estava à minha volta e dentro de mim! Lembrei o nascimento do meu neto Lucas, hoje com cinco anos, quando entreguei a vida de minha filha Hana Bárbara a Ela, pelas mãos de uma técnica de Enfermagem (Ana Claudia). Recordei, também, de quando pedi a sua intercessão durante o complicado e doloroso parto de Bruna. E novamente fui atendida. Chorei. E agradeci. Como vou agradecer até o fim de meus dias.

Vale lembrar que repetimos grande parte dessa programação na sexta-feira (7), quando voltamos da Canção Nova, e no sábado, antes do retorno para São Paulo. Ah! e por falar em Canção Nova, o lugar atrai pelo sentido de solidariedade que norteia tudo o que acontece. Uma lembrança adquirida, um lanche ou uma refeição, tudo tem o objetivo da doação. Sem falar na beleza do Santuário do Pai da Misericórdia, onde ouvimos a história sobre a origem e a manutenção do espaço.

Ainda na Canção Nova participamos do programa “O Amor Vencerá”, da emissora de TV que leva o mesmo nome, um momento de oração, nesse dia sob o comando de Salete. Tanto lá como em Aparecida, em muitos momentos deixamos aflorar o lado de turista e fomos às compras das lembranças, tudo devidamente registrado pelas lentes de Nildo, então já nomeado fotógrafo do grupo. Eu voltei com a certeza de que jamais perderemos essa força espiritual que compartilhamos. 

E como somos movidos a alegria, na capital paulista não foi diferente. Joca, um ser humano que emana simpatia e generosidade por todos os poros, nos hospedou com pompa e circunstância. Tanto que até Mari, que debandou para outro lugar, volta e meia estava lá. Literalmente “ocupamos” o apartamento dele até o retorno. E nesse período tivemos ainda um domingo de churrasco na casa de Boi e Maria, que nos receberam junto com Gilmar, Jackson e a adorável Vivi, mais filhos e achegados. Todos familiares de Ester.

Se alguém tem dúvida de que o clima em Aparecida é realmente sagrado, informo que havia uma evangélica no grupo. Sim, Cau, a mulher do nosso líder, que é católico, acompanhou o marido pela terceira vez e, vamos combinar, era sempre uma das mais animadas. Porque a religiosidade que toma conta daquela estrutura magnífica dispensa informações do tipo: Qual a sua religião? Lá éramos todos iguais, perante Deus e Nossa Senhora. Simples assim.

Já estamos pensando na próxima viagem. Ainda não há destino definido, nem data programada. O certo é que existem muitos lugares nos quais podemos exercitar a nossa fé, especialmente se estivermos cercados por pessoas especiais e que veem a vida não como um fim, mas um caminho a ser percorrido da melhor maneira possível, dentro dos princípios da solidariedade e do respeito. Mas se pedirem a minha opinião, eu quero voltar a Aparecida!

Madalena de Jesus - Jornalista, Professora e devota de Nossa Senhora Aparecida

19 comentários:

  1. Que lindos, o passeio e o texto! Gosto do seu jeito leve e solto de escrever. Viajei junto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida.
      Sua opinião é muito importante para mim.

      Excluir
    2. Muito lindo Madá, deu para perceber a sua emoção ao relatar a sua vivência nessa viagem.

      Excluir
  2. Madalena, muito gratificante ler esta passeio que você realizou com amigos! Espero também em algum momento poder conhecer Aparecida e fazer este tour que realizou, mesmo sendo pouco dias, parece que foi muito mais nos detalhes que aqui deixou.

    Deus ti abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma experiência gratificante. Obrigada, amigo.

      Excluir
  3. Um linda viagem,muitas risadas, lágrimas e encantos de cada lugar onde passamos.fui pela terceira vez e todas foram diferentes.com muita fé crendo que Deus estava ali.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns tudo muito lindo amei ❤❤❤😘😘

    ResponderExcluir
  5. Só em olhar as fotos e o texto,aumentou mais ainda a minha vontade de ir lá.

    ResponderExcluir
  6. Sou tiete dos seus textos, Madá amiga!!! Vc é uma pessoa especial e a sua voltasemore haverá pessoas especiais e momentos inesquecíveis. Deize Esmeralda Lima, companheira de risadas pelos corredores da Uefs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, companheira de risadas e estudos também, principalmente literários. Muita saudade.

      Excluir
  7. Muito legal, Nega! Sou suspeita para comentar sobre o texto... Sugiro Fátima na próxima viagem!

    ResponderExcluir
  8. Todos que puderem, mesmo sem a convicção da fé, devem conhecer esse lugar cheio de energia positiva e sagrada!!

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha minha comadre,a basílica é linda e você ficou bem no cenário. Que nossa Senhora Aparecida nos abençoe e nos livre de todo mal.

    ResponderExcluir
  10. Fé, palavra tão pequena , mas quem a tem alcança os lugares que achava impossível, te admiro muito 🥰🥰

    ResponderExcluir
  11. Mada, senti o som dos sinos nos meus ouvidos! Até uma evangélica foi?! Adorei isto! Parabéns pelo texto!!!!

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga, já lhe disse sobre o meu encantamento em relação ao texto, o mais lindo que conheço, delicioso, coloquial! Como jornalista, você é simplesmente impecável! Já tenho uma viagem programada à Aparecida, essa Santa milagrosa, da qual também sou devota. E seu testemunho acendeu ainda mais esse desejo de ir lá, sentir o cheiro da fé.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha não mim canso de tanto lee coisa mais linda parabéns Madalene vc lembrou de todos os detalhis muito lindo sucesso!!!

    ResponderExcluir
  14. Bacana. Muito legal. Você bem à vontade. Agora vai ser #partiumadahussein
    Bjos.

    ResponderExcluir