sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RESENHA: A SAGRAÇÃO DA APARÊNCIA














O livro A Sagração da Aparência: o jornalismo de moda na Bahia, da jornalista
Renata Pitombo Cidreira, será lançado no CUCA no próximo dia 19.





O grande diferencial que se percebe no trabalho de Renata Pitombo
Cidreira é o seu domínio sobre uma temática tão complexa, como a moda.

Jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura
Contemporâneas (UFBA), atualmente professora da Universidade Federal
do Recôncavo da Bahia e coordenadora do grupo de pesquisa Corpo e
Cultura (CNPq), Renata foi a primeira estudiosa, em Salvador, a levar
o discurso de moda para a academia. Autora de diversos trabalhos
importantes, como Os Sentidos da Moda, publicado em 2005, ela tem como
marca a meticulosidade nas suas investigações e a clareza com que
constrói suas análises.

Na obra A Sagração da Aparência: o jornalismo de moda na Bahia
(Salvador: EDUFBA, 2011), estas características mais uma vez se
evidenciam, no momento em que, fundamentada em conceitos engendrados
por teóricos clássicos e contemporâneos, a autora monta uma pesquisa
cuidadosa, usando a imprensa escrita como fonte para nortear as suas
hipóteses, estabelecendo uma particular e sensível conexão para
enunciar que “moda é comunicação”.

O livro provoca uma série de reflexões no leitor, enquanto historia a
moda na Bahia, através de um extenso levantamento, que teve como
referência os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia, entre as décadas de
1970 e 1990 – fase em que o mundo apresenta-se economicamente como um
modelo puro da sociedade de consumo de massa e o desenvolvimento
tecnológico consolidou o Prêt-à-Porter, confirmando o processo da
democratização da moda do vestuário.

Em paralelo, a obra desmistifica a ideia de que “não existe jornalismo
de moda na Bahia”, ao comprovar que, a moda está presente no
jornalismo baiano, desde 1913, quando o Jornal A Tarde dedicou a este
tema um espaço, em uma das suas quatro páginas.

Inclusive, através dos diversos textos jornalísticos arrolados, alguns
transcritos nesta obra, é possível observar, durante o século XX, uma
transformação na formatação das suas estruturas literárias e,
curiosamente, constata-se que muitos informaram ao leitor além das
tendências das estações que se seguiriam: comentavam sobre a
importância da “aparência”, questionando sobre as “estruturas de
pensamento vigentes na sociedade”.

Trata Renata, ainda, do surgimento da moda enquanto sistema e constata
que a instalação desta dinâmica “só se efetiva porque os meios de
comunicação se apropriam dos elementos característicos da moda e
passam a reverenciar valores como sedução, novidade, renovação, prazer
imediato, etc.”

Além de oferecer uma leitura agradável, o livro traz uma grande
contribuição no momento em que a autora faz análises interpretativas
dos textos jornalísticos, confrontando-os às teorias inicialmente
citadas, e abre espaços para novas discussões de “questões relativas,
não só ao jornalismo de moda na Bahia, mas também à própria Moda,
enquanto fenômeno cultural autônomo.”

Uma das poucas edições baianas que aborda questões outras no viés da
moda, o livro A Sagração da Aparência: o jornalismo de moda na Bahia,
além de uma referência para os pesquisadores das áreas de moda e de
comunicação, é recomendado para todos aqueles que tenham interesse em
uma boa leitura.

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Márcia Couto Mello
Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA), professora e coordenadora
do Curso de Especialização em Moda, Artes e Contemporaneidades

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