segunda-feira, 14 de maio de 2012

SOB O CÉU DE PARIS



Texto extraído do blog Sob o Céu de Paris, assinado por Penélope.

Outro dia, uma moça que eu tinha acabado de conhecer, ao saber do Sob o céu de Paris, me perguntou: "Quais são as suas músicas francesas preferidas?". Claro que, na hora, eu congelei, e lembrei imediatamente de Nick Hornby e seu ótimo "Alta Fidelidade". A minha resposta foi um grunhido, seguido de um suspiro que terminou com um sorriso e um sincero "Eu não sei!".

Fiquei invocada com aquela pergunta tão abrangente. Especialmente porque a maioria das pessoas, quando fala em música francesa, pensa logo em Piaf, Gainsbourg e Montand. E eu (e você que acompanha este blog) sei muito bem que música francesa não é um estilo, e sim um universo inteiro de gêneros. Assim como a música brasileira, a americana e a inglesa.

Mesmo assim, fiquei refletindo e resolvi fazer uma lista. Fui correndo pedir ajuda ao meu iTunes para ver as mais tocadas entre as canções francesas e decidi fazer duas listas que agora compartilho com vocês.

A primeira, são de clássicos da chanson: aquelas músicas já imortais feitas pelos grandes e consagrados nomes. A segunda é a safra da nouvelle scène, com os jovens de quem gosto e que vivem aparecendo por aqui. Gostaria de lembrar que, para aqueles que quiserem saber mais sobre esta safra, eu fiz uma lista no fim de 2009 destacando os melhores discos da década.

Os clássicos:

1. Non, je ne regrette rien - Edith Piaf

2. Douce France - Charles Trenet

3. Le moribond - Jacques Brel*

4. Que reste-t-il de nos amours - Charles Trenet*

5. La Mer - Charles Trenet*

6. Comme d'habitude - Claude François*

7. Quand on n'a que l'amour - Jacques Brel

8. J'ai deux amours - Josephine Baker

9. Avoir un bon copain - Georges Brassens

10. Jolie Mome - Léo Ferré

* Todas estas foram traduzidas para o inglês e tornaram-se grandes sucessos. Na ordem: "Seasons in the sun" (mega hit do pouco conhecido Terry Jacks); "Beyond the sea" (catapultou Bobby Darin ao estrelato junto com "Mack the knife"); "I wish you love" (que já foi cantada por tanta gente, que nem sei qual é a versão mais importante, mas deve ser a do Nat King Cole) e "My way" (hino absoluto de Frank Sinatra).

Obs.: Perdoem-me as três de Charles Trenet, não posso fazer nada se o homem era um gênio.

Obs. 2: Não reparem a ausência de Gainsbourg na lista. É que ele merece uma só pra ele e farei em breve, em comemoração ao seu aniversário).

Nouvelle scène française:

1. Ton héritage - Benjamin Biolay

2. Sympathique - Pink Martini (são americanos, mas essa música é completamente francesa)

3. Fanny Ardant et moi - Vincent Delerm

4. Louise - Thomas Fersen

5. J'suis pas d'ici - Thomas Dutronc

6. Dis-lui oui - Bénabar

7. Bientôt - Coralie Clément

8. Comme des enfants - Coeur de Pirate

9. Soulman - Ben L'Oncle Soul

10. Celle de mes 20 ans - Mélanie Pain

Nenhum comentário:

Postar um comentário