sexta-feira, 1 de junho de 2012

CIDADÃ JACUIPENSE, DE FATO E DE DIREITO


Em sessão solene no dia 24 de maio a Câmara Municipal de Conceição do Jacuípe, minha terra natal, concedeu o título de cidadania à empresária Iolanda Santa Bárbara, feirense de nascimento. Uma homenagem mais que merecida, pois reconhece por direito o que ela já havia conquistado de fato. Fico orgulhosa em tê-la como conterrânea, porque sei o quanto deseja ver a nossa cidade mais desenvolvida, mais bonita. A seguir, a íntegra do discurso da homenageada.  (Madalena de Jesus)


"Ao chegar aqui, logo percebi que de nada adiantou me preparar tanto para este momento. Por isso, desde já me desculpo se por acaso me deixar levar pela emoção. É que hoje eu estou recebendo de direito o que já tenho de fato e isso é motivo de muito orgulho.

No momento que eu soube que seria homenageada por esta câmara com o título de cidadania, confesso que fiquei surpresa. Até questionei meu merecimento. Mas entendi que não há o questionar, pois há muito tempo me sinto inteiramente jacuipense. E acreditem: só tenho a agradecer a deus por todas as bênçãos recebidas nesta terra onde fui tão bem acolhida.

Aqui eu construí uma história de vida recheada de realizações, profissionais e pessoais. Aqui me casei com augusto césar, filho da terra, de quem me tornei sócia na Cesana Móveis. Com ele formei a família que é a minha razão maior. Temos dois filhos, Crhistine, advogada, e Caio, engenheiro ambiental.

Aqui fiz amigos...

Me considero vitoriosa!

Mas a minha relação com esta cidade vem de muito antes. Sou feirense de nascimento, lá de São José das Itapororocas, hoje distrito de Maria Quitéria. Comecei a andar por aqui no início da década de 80.

Acho que fui chamada por Nossa Senhora da Conceição e não poderia deixar de atendê-la. Tudo que sou e faço é sob sua graça e a força de Deus, a razão de tudo.

Foi assim quando enveredei na política empresarial e cheguei à presidência da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Jacuípe. Da mesma forma cumpri a minha missão, apesar das dificuldades, quando fui eleita vice-prefeita. Igualmente quando enfrentei o desafio de cursar uma faculdade e me formar em administração de empresas, já no ano passado.

Não posso deixar de dizer que devo, em primeiro lugar a Deus, e aos meus pais Armando Alves Franco e Maria da Purificação Santa Bárbara Franco o gosto pelo trabalho, pela política e, sobretudo, pela vida.

Faço um registro especial da minha passagem pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde me formei professora em 1978.

Também merecem lembrança os empregos que me deram experiência na área comercial: primeiro no grupo Modesto Cerqueira e depois no grupo João Marinho Falcão. Quanta saudade!

O meu mais sincero agradecimento ao presidente desta casa, vereador João Pimentel Filho, que carrega o nome, o sangue e a veia política de um dos nossos maiores líderes, pela homenagem. Agradeço também a todos os demais vereadores, que aprovaram a concessão do título. Me sinto realmente honrada e mais comprometida com o bem de nossa cidade.

A todos desejo uma boa noite e deixo uma certeza: nada acontece por acaso, porque o destino é a soma dos nossos atos e recebemos da vida tudo o que lhe damos.

Muito obrigada, conterrâneos!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário