quinta-feira, 4 de junho de 2015

EDUCAÇÃO, AMOR E FRATERNIDADE ENTRE AS GERAÇÕES



Cauê Nery: Biólogo, permacultor, educador social e camponês


Através da trajetória de vida, estou aprendendo acerca da importância entre mestres e discípulos, professores e alunos, e como essas relações contribuem para a evolução dos seres humanos neste planeta. Assim como as abelhas, as pessoas comumente se comportam em sociedade, e para que uma sociedade funcione positivamente a cooperação é necessária. Tratando-se dos homens, em especial, que por sua vez são dotados da racionalidade e, com efeito, de sentimentos, creio ser fundamental a existência do amor.

O amor pode ser definido como o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. Sendo também encaixado nos fundamentos de grandes mestres da humanidade que procuraram ensinar a prática do amor em sua totalidade, como fez Jesus Cristo. Aliada a este nobre sentimento está a fraternidade, que se baseia essencialmente em amar ao próximo.

Nos dias de hoje, sentimentos como o amor e fraternidade e a prática da cooperação padecem perante a um modo de vida deficiente das necessidades integrais dos seres humanos. Talvez por conta das enormes desigualdades sociais, da violência e da falta de conexão com a natureza, a humanidade trilha um rumo obscuro e isso é claramente refletido nas crianças e adolescentes que frequentam as escolas.

Pois, em verdade, os mais jovens colhem o que foi plantado pelas gerações anteriores, e este é um fluxo contínuo. Logo, partindo desse princípio, é possível transformar algumas realidades nos âmbitos escolares com efetivos ensinos de cooperação e fraternidade. Os meios pelos quais se possa construir essa ideia são adaptáveis a cada faixa etária e pelas situações do meio ambiente onde acontecerá o trabalho, no caso, a própria escola ou espaços públicos comunitários.

Dessa forma, a esperança que esta geração que hoje está nas salas de aula, enquanto educandos, possa aprender como plantar boa semente para que a próxima geração no futuro tenha uma boa colheita é a motivação maior que me conduz a buscar continuar o trabalho com educação. Afinal, neste planeta a vida se difunde no tempo e no espaço, de acordo com o princípio da sucessão natural.

Cauê Nery


Nenhum comentário:

Postar um comentário