terça-feira, 28 de julho de 2015
HOMENAGEM A 105 ANOS DE HISTÓRIA
Quem me conhece sabe a importância que a passagem pelas terras grapiúnas tem em minha vida – pessoal e profissional. Em uma rápida consulta à memória, os momentos vividos vêm como flashes: a convivência com os então novos colegas e hoje grandes amigos na Prefeitura Municipal; o surgimento de amizades que se firmaram com o tempo, apesar da distância que se estabeleceu posteriormente; a família completa que ganhei, com direito a mãe, irmãos e sobrinhos; a redação do Jornal Agora (inesquecível); os passeios de fim de semana às vizinhas cidades litorâneas; a imagem do rio Cachoeira, resistência viva da natureza, mesmo maltratado; o Centro de Cultura Adonias Filho, palco de espetáculos e encontros memoráveis; a Universidade Estadual de Santa Cruz, o centro do saber estrategicamente localizado entre os dois maiores centros urbanos da região. Foi de lá, da UESC, que recebi uma notícia que afagou o meu coração e diminuiu um pouco a saudade, por meio do site Rede Sul Bahia, aquele que só traz boas notícias. Uma bela e merecida homenagem pelo 105º aniversário de Itabuna, a minha segunda pátria desde dezembro de 1992, que reproduzo em agradecimento à acolhida que me tornou filha de fato desse lugar que ganhou o mundo em verso e prosa.
A Editus - Editora da UESC - homenageia Itabuna pelos seus 105 anos de emancipação política, festejados em 28 de julho. O destaque é dado a importantes publicações sobre o passado e o presente do município. Os textos, assinados por pesquisadores e escritores, trazem uma série de fatos e personagens históricos, o desenvolvimento de seus espaços e a riqueza do seu povo.
O livro De Tabocas a Itabuna: um caminho histórico-geográfico, organizado pelas professoras Lurdes Bertol e Maria Palma Andrade, é um deles. A segunda edição, revista e ampliada, já está sendo preparada e em breve chegará aos leitores. A obra é um convite para um passeio pela cidade, apresentando de forma ilustrada o nascimento e desenvolvimento de Itabuna desde quando pertencia a Capitania de São Jorge dos Ilhéus.
Outra grande publicação, que também já está em fase de preparação para uma nova edição, é Ensaios históricos de Itabuna: o Jequitibá da Taboca, obra baseada nos relatos de um grande personagem grapiúna, o senhor Manoel Bomfim Fogueira. A obra foi organizada pelo escritor Oscar Ribeiro Gonçalves com as contribuições da professora Janete Ruiz e do historiador João Cordeiro.
A Editora também destaca títulos já bem conhecidos do público. O livro Itabuna: história e estórias, da pesquisadora Adriana Dantas Andrade-Breust, é uma referência sobre o município. A autora traz a nobreza do relato oral de personagens comuns do cotidiano que vivenciaram a evolução da cidade.
Outra referência é O centro da cidade de Itabuna: trajetória, signos e significados. De autoria da professora Lurdes Bertol, traz elementos da geografia urbana de Itabuna e contribui para o conhecimento da representação desses espaços para a cidade e a necessidade de sua preservação.
Também de Lurdes Bertol, o livro A cidade em tela: Itabuna e Walter Moreira é uma ode à cidade, trazendo o legado histórico deixado nas obras do pintor que retratou pessoas simples do cotidiano itabunense do século XX. O trabalho apresenta correspondências fotográficas atuais que buscam mostrar as influências exercidas pela passagem do tempo nos espaços de convivência da cidade.
E como não poderia de deixar de ser, a Editus também chama a atenção para uma de suas produções mais representativas. É o livro Expressões poéticas de Valdelice Pinheiro, organizado pela professora Tica Simões. A memória cultural da escritora itabunense é resgatada neste livro que exalta toda a sua maestria poética e Itabuna como o lugar de todas as suas vivências.
Todos os livros que falam da cidade e mostram a importância de Itabuna no contexto regional, estão disponíveis na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Todos estes títulos estão disponíveis também na Livraria Nobel e na Banca Shopping, ambos em Itabuna. Em Ilhéus nossos livrospodem ser adquiridos na Livraria Papirus. Na internet, o leitor poderá encontrar as publicações nos sites www.livrariacultura.com.br e www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos também pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240.
E para aqueles que preferem a versão virtual, a Editus já disponibiliza algumas destas publicações em formato digital no site www.uesc.br/editora. O leitor pode baixar o pdf gratuitamente. Estas e outras obras fazem parte do projeto Editus Digital, que visa democratizar o acesso ao conhecimento e valorizar as produções regionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário