terça-feira, 4 de agosto de 2020

QUANDO O DISCÍPULO VIRA MESTRE


Gilmar Souza Costa 


Jorge Portugal

Faz algumas horas que recebi a notícia da morte do professor Jorge Portugal. Poucos de vocês sabem, mas eu fui porteiro, por cinco anos, do prédio onde ele morou. Trabalhei ali dos quinze aos dezenove anos e nesse período pude ver sua vida agitada nas artes e na educação. Certa feita, ao chegar do trabalho e passando pela portaria, ele se dirigiu a mim e perguntou que tipo de literatura eu gostava, já que me via sempre com jornais ou revistas (uma orientação dos padrinhos). A conversa se estendeu e daquele dia em diante ele passou a me emprestar livros e gramáticas para eu estudar. Tempos depois, ele me perguntou que carreira eu pretendia seguir e eu fui categórico: Ainda não sei, mas quero ser reconhecido e respeitado como o senhor e sentar ao seu lado numa mesa de apresentações. Ele sorriu, agradeceu e seguiu seu caminho. 

O ano era 1995. Aquela conversa ficou segredada até 2011/2012, quando, na escola em que eu trabalhava, como professor de redação, dividi o mesmo palco com o aclamado professor e apresentador do programa Aprovados, Jorge Portugal. Ele, como convidado da casa para palestrar e eu como professor das turmas para quem ele falaria. Convidado por ele para assumir a fala e diante dos meus alunos, eu contei a minha história, lancei meus agradecimentos e externei minha alegria por aquele momento. Lacrimejando, ele disse: “Eu nunca ouvi história mais impressionante”.

Morreu um homem que olhou para um adolescente porteiro e deu o melhor que qualquer uma pessoa pode dar a outra: esperança e livros.

25 anos depois e aqui estou eu: Licenciado em Letras, Especialista em Educação e Mestre em Estudos de Linguagens, Professor de Redação. Sigo os passos do grande mestre, graças ao empenho, orientações e visão dos padrinhos Eduardo e Mara Lima, que jamais souberam dessa história senão no dia em que eu encontrei o professor Jorge no palco da escola. Eu imagino que tantos outros jovens foram marcados por esse grande homem e que tenham construído suas carreiras seguindo o exemplo que ele deu.

Sigo meu caminho desejando marcar vidas e ser exemplo para meus estudantes, assim como me inspirei nesse professor. Sigo almejando tocar corações, encorajar sonhos, dar esperança e mostrar que é possível encontrar água no deserto, beleza em dias cinzentos e joias num amontoado de lixo.

Professor também é herói.

Kia kaha.   
 
*Gilmar Souza Costa é Mestre em Estudos Linguísticos, Especialista em Gestão da Educação e graduado em Letras com Francês.


12 comentários:

  1. Uma honra, minha amiga, ter um texto meu aqui. Muito obrigado por essa homenagem dupla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me inspira e a tantos outros profissionais das letras. Sou sua admiradora desse nosso primeiro encontro, no campus da UEFS, pelo exemplo de força e determinação. Que sigamos juntos sempre!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Linda história, Gilmar Souza Costa. E que bom que o mestre a conheceu quando em vida. Certamente aumentou a inspiração dele mo fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  3. Que história linda. A Bahia perdeu um grande ícone mas a história conta que os verdadeiros líderes sempre formam os próximos líderes. Prof.Gilmar a tocha está em suas mãos e de outros tbm.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Linda história! Conheci intimamente esse dom que Jorge tinha de transformar destinos. Fui alcançada pela força do seu espírito iluminando, sensibilidade, inteligência e gentileza. Jamais fui a mesma, após encontrá-lo naquela sala de aula do velho Curso Status, na Mouraria, em Salvador, no início da emblemática década de 1980, e aceitar o convite para viajar com ele pela estrada encantada do amor. Agradeço ao universo pela benção do nosso encontro de almas e por toda a luz que compartilhamos em mais de 30 anos de afeto e carinho recíprocos.

    ResponderExcluir
  6. Inspiradora história. Para honra e glória de Deus

    ResponderExcluir
  7. Inspiradora história. Para honra e glória de Deus

    ResponderExcluir
  8. Professor Gilmar,sei que não lembras de mim,mas fui sua aluna e pode ter certeza de que vc foi e é referência para em meus comentários quando falo de estudos, interpretação e produção de textos. Parabéns pela sua linda história e saiba que tem uma aluna que também tesw vê como você vê Jorge Portugal o qual tive a honra de assistir a uma palestra na minha humilde cidade Banzaê.Um abraço

    ResponderExcluir