segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PASSEIOS DE FIM DE TARDE NO QUADRADO























Escrever um texto sobre os dias que passei em Trancoso (Porto Seguro), com direito a uma chegadinha em Arraial D’Ajuda, lugar que não perde seu encanto nem para a forte chuva que caiu o sábado inteiro, não me saiu da cabeça desde que retornei. Imaginei mil formas de transformar em palavras as imagens que minha memória e a máquina fotográfica registraram. E aqui vai um breve relato.

As companhias na viagem já seriam suficientes para uma bela programação: Minha filha Bárbara e minhas amigas queridas Socorro (Pitombo) e Sueli. Como se não bastasse o destino maravilhoso, uma parada estratégica para pernoite em Itabuna e a recepção perfeita de outra grande amiga, Vera Rabelo, ao lado de Fred e mãe Alda. Tudo perfeito.

Mas perfeição mesmo encontrei lá, em Trancoso, que em algum momento me lembrou os caminhos de terra batida (antes do calçamento chegar) de Imbassaí. As pousadas, todas elas, pareciam convidar para uma visita, mas foi na Aldeia das Cores a parada final. Quer dizer, inicial para a estada de três dias previamente agendada.

Se as praias são lindas, o que dizer do Quadrado? A igrejinha, que muitas vezes vi em postais e lembrancinhas de amigos que passavam por lá e que eu defini como o quintal da casa de Deus; os restaurantes embaixo das árvores, as lojinhas, a simpatia das pessoas – turistas ou nativos... Tudo isso torna aquele lugar único.

Aliás, o encontro com pessoas de todos os cantos do país (Minas Gerais, Brasília, Salvador) foi um dos pontos altos do feriadão. Sem falar no tratamento na pousada, capitaneado pela bela e exuberante Vanusa, cuidadosa com todos os detalhes. Estes, sim, fazem a diferença e deixam aquela sensação de que o tempo passou rápido demais.

Se voltarei àquele paraíso disfarçado de ponto turístico no Sul da Bahia, não sei. Mas jamais esquecerei os momentos ali vividos, cercada pela beleza natural das praias e manguezais e pelo clima bucólico do pequeno vilarejo. Tanto que, todos os dias, no finalzinho da tarde, esteja onde estiver, sempre lembrarei dos passeios no Quadrado...

Madalena de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário