terça-feira, 19 de maio de 2015

GOVERNO, FAÇA A SUA PARTE!

Marcelo Alexandrino, presidente da ACEFS

Estamos vivendo um momento delicado e difícil da economia brasileira. Em meio a graves denúncias de desvios de dinheiro na maior empresa do país, estamos paralisados assistindo um drama que não podemos medir as consequências. O país está em recessão clara desde 2014 e só o governo não admite.

Como em qualquer economia doméstica ou empresarial, quando enfrentamos alguma dificuldade a primeira medida que pensamos é: o que posso economizar? Como posso aumentar minha receita? Nas empresas, o aumento de receita depende do mercado que, todos sabemos, não está bem.

O Governo Federal, visando corrigir os rumos da economia, está tomando medidas ainda mais recessivas. Antes de realmente cortar despesas para equilibrar o caixa do governo, escolhe o caminho mais fácil que é aumentar a receita. Para o governo é extremamente fácil mandar uma MP ou um Projeto de Lei e majorar taxas, pois todos nós seremos obrigados a pagar. Não vemos iniciativas reais de corte de gastos.

Permanecemos com 39 ministérios, quadros inchados, empréstimos a outros países para obras de infraestrutura, entre outros desperdícios do nosso dinheiro. O que fazer então para equilibrar as contas? Aumenta imposto que é fácil. Os “trouxas” pagam.

Há algum tempo estamos assistindo a uma avalanche de aumentos de impostos em todas as esferas, municipal, estadual e federal. O IPTU, a TFF, a criação em 2013 da taxa de incêndio, e agora, para coroar, o aumento de 125% e 150% da contribuição previdenciária sobre o faturamento. Esta contribuição, que foi desonerada da folha de pagamento há mais ou menos um ano e meio, veio aliviar os encargos trabalhistas, abrindo uma boa possibilidade de manutenção dos níveis de emprego. Enxergamos um futuro de desemprego devido a recessão do país, e ainda mais agora com este extorsivo aumento da carga tributária.

Onde os governantes acham que vamos arrecadar fundos para pagar estes impostos? Será que se combate recessão como medidas recessivas?

A corrupção está se tornando endêmica no Brasil. Assistimos o mensalão, onde altas figuras do Governo Federal foram punidas com prisão e agora vemos um escândalo ainda maior com a Petrobrás. O julgamento do mensalão com a punição dos culpados não intimidou em nada os corruptos de plantão. Continuaram a zombar dos trabalhadores brasileiros usurpando os cofres públicos com o nosso dinheiro “em nossas barbas”.

É hora de o governo tomar medidas efetivas de economia dos gastos, combater efetivamente a corrupção, pois temos uma das maiores cargas tributárias do mundo sem o devido retorno de serviços à população. Estas sim seriam medidas mais do que necessárias para o momento que vivemos para recolocar o Brasil no rumo certo do desenvolvimento. Chega de aumento de impostos. A capacidade de pagamento das empresas está exaurida.

O Governo Federal precisa rever este aumento da contribuição previdenciária se quiser manter boas taxas de empregabilidade e dar o exemplo da boa economia doméstica.
Governo, faça sua parte!

Marcelo Alexandrino Souza
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário