A ideia do livro partiu da constatação de que não havia qualquer registro sobre a Festa do Divino em Brotas de Macaúbas. Nem mesmo a Paróquia guarda em seus arquivos os nomes dos organizadores da festa – Capitães do Mastro e Imperadores. Foi preciso muita busca pela memória dos mais velhos. Conseguimos resgatar boa parte dos nomes desses devotos que, como eu, em 1993, tivemos o privilégio de empunhar a Bandeira sagrada do Divino Espírito Santo.
Feita a pesquisa, que não se completou porque muitos dos nomes de imperadores e, principalmente capitães e capitãs, não conseguimos levantar em quase dois anos de pesquisa. De qualquer sorte o livro “Festa do Divino – DNA de Fé do povo brotense” é, como o autor, o jornalista, poeta e escritor Rosalvo Martins Júnior diz, “um primeiro passo e que outros sejam dados para que se resgate a história, a cultura e a vida do povo brotense”. O livro tem projeto gráfico de Maurício Almondes e contou com a ajuda de Sabino Rodrigues. Tem acabamento de luxo, é todo em cores, em papel couché e capa especial.
Vários ex-capitãs e ex-capitães, ex-imperadores e ex-imperatrizes, prestigiaram o lançamento que contou ainda com a presença da prefeita Cristina Sodré, vice-prefeito Orlando Rodrigues, presidente da Câmara Zenilton Alcântara, vereadores Cleiton do Araci e Cleia Alcântara, além de muitos amigos e amigas, a quem agradeço de coração pelo apoio e incentivo.
Texto de Rosalvo Júnior
Fotos de Maurício A. Almondes
Nenhum comentário:
Postar um comentário