segunda-feira, 21 de setembro de 2020

AMIZADE É SENTIMENTO

 

Foto: Leila Cruz

Você também acredita nisso? Que amizade é sentimento? Pois é. O tempo pode passar, as coisas podem mudar, mas a amizade, quando é verdadeira, permanece ali, intacta. Amizade não tem a ver com intensidade, com presença, tem a ver com o que você sente. Não é por acaso que, muitas vezes, você acaba de conhecer uma pessoa e tem a certeza de que aquele vínculo será para sempre. Isso é amizade. Quantos amigos não se falam há um tempão, nem pelas redes sociais digitais, mas, quando se encontram, é como se aquele intervalo não tivesse passado de um segundo? Isso é amizade. Ela se caracteriza por uma mão que é dada e que não está visível aos olhos, mas está ali. "Vamos de mãos dadas", como diz o poeta. E todas as vezes que essa mão precisa se tornar visível, ela  o fará. Isso é amizade.

Preservar esse sentimento é um desafio que vale muito a pena, porque amizade não é um produto que se encontra por aí, pronto para ser comprado por quem tem mais dinheiro, é mais seguido ou aparece na televisão. Não. Amizade está acima dessas coisas pequenas. Amizade é algo grandioso. Por isso, todo esforço para preservá-la nunca é em vão. Vale discutir, brigar, reconhecer, perdoar. Vale tudo por uma boa amizade. Tudo mesmo. Vale agradar, mostrar a importância que o amigo e a amiga têm na nossa vida, mostrar-se disposto ou disposta a ajudar, ser "colo de mãe" quando for necessário. Isso tudo é importante e faz crescer. Isso tudo é amizade.

É claro que nos caminhos da vida a gente se depara com uma decepção ou outra, que é cruel, que machuca bastante. Nesse sentido, fico sempre a me perguntar: quando a gente se decepciona com um amigo ou amiga, o sentimento de amizade era entendido da mesma forma por quem fazia parte daquela relação? Porque, é claro, nós somos falhos, erramos, não somos perfeitos. Contudo, numa relação de amizade honesta, todas as imperfeições são sabidas e até bem-vindas, porque são elas também que fazem o vínculo ir adiante e se perpetuar. Ainda não tenho resposta para a pergunta que fiz, mas tendo a achar que a mão que decidiu se soltar nunca esteve junta, grudada. 

Amizade é sentimento. Nenhuma distância é capaz de abalar uma amizade, quando ela é verdadeira. Amizade é sentir o outro, mesmo que distante. É querer sempre bem e acolher sempre que houver necessidade. Amizade é amor sem limites, sem barreiras e sem tempo. Amizade é sentimento.

Raulino Júnior é compositor, professor, especialista em Estudos Linguísticos, jornalista, produtor cultural e mestre em Educação e Contemporaneidade

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e pelo elogio, Jadione. Fico feliz! Grande abraço!

      Excluir
  2. Adorei o texto! Eu amizade tu, de livre e espontânea vontade 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida amiga! Sempre brincando com as palavras! É uma honra te ter como amiga. :)

      Excluir
  3. Lindo texto,vc sempre perfeito!
    Grande bjo querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Pena que não sei quem deixou essas palavras tão carinhosas. Muito obrigado!

      Excluir