domingo, 20 de setembro de 2020

A CAPACIDADE DE MUDAR SEM PERDER A ESSÊNCIA

Jornalistas Lineia Fernandes (aniversariante deste domingo) e Madalena de Jesus

Ela é especial. Isso é fato. Perfeccionista sem ser chata, é daquelas pessoas que se esmera em tudo que faz. Amiga para qualquer situação, seja cobrir uma ausência no trabalho ou garantir uma carona a qualquer hora, seja para onde for. Sempre tem um gesto de carinho, expresso por meio de apelidos que às vezes reduz o nome a apenas uma sílaba ou estende ao máximo, com a marca do diminutivo. Certamente fruto de sua estreita e intensa relação com os familiares, que vem dos pais, passa pelos irmãos e chega nos amados sobrinhos Gabriel, Felipe, Duda e Teo. 

Lineia da Silva Souza de nascimento, virou Lineia Fernandes – o outro sobrenome do pai –  e assim ficou conhecida por essa Feira de Santana enorme e fora daqui também. Anda sempre elegante e exibe um estilo bem peculiar, dos cabelos às roupas e sapatos. Tudo sempre com a marca do bom gosto que a acompanha. O cuidado com o visual vale também para o trabalho. E é na atividade jornalística que ela supera todos os limites da competência e da seriedade.

Uma das características mais admiráveis da eternamente loura, mesmo quando os cabelos estão castanhos, é a capacidade de mudar, sem nunca perder a essência. E, para completar, tem um ritmo próprio de fazer as coisas, sem medo de arriscar. Se não der certo, aproveita a parte boa (sempre tem) e segue em frente, sem atalhos, sem pressa. Se ela tem defeitos? Claro que sim, mas as qualidades são infinitamente mais significativas. Tanto que ela pode marcar um encontro às 10h e chegar às 16h bem tranquila que ninguém liga. A sua presença é o mais importante.

Mesmo dona de um espírito festeiro, Li é seletiva até quando o assunto é entretenimento. Ama os grandes eventos culturais, especialmente shows musicais e espetáculos teatrais, mas não abre mão de reuniões com pequenos grupos. As meninas da Casa de Neiroca que o digam! Costuma usar seu texto impecável e extremamente criativo para prestar belas homenagens às pessoas queridas, com o mesmo primor com que elabora suas matérias, colocando doses generosas de respeito à nossa mais elementar matéria prima, que é a informação. E como ela cria textos belíssimos! 

Até quem escreve fácil queima as pestanas tentando traduzir em palavras os contrastes da personalidade dessa mulher incrível, que faz da vida o caminho para a liberdade plena, com uma firmeza invejável, sem perder a ternura, jamais. Ensinando que é possível, sim, levantar a bandeira da igualdade social, usar a comunicação a serviço da educação – e vice-versa – com leveza e alegria. Sempre! E para completar essa vasta lista de atributos, falta talvez o que mais traduz a sua personalidade. 

Lineia é pura inspiração!

Madalena de Jesus, com o aval (e a inspiração) das jornalistas que compõem o grupo Casa de Neiroca.

Um comentário: