quarta-feira, 14 de junho de 2023

QUEM É GUSTAVO LIMA PRA DERRAMAR O MUGUNZÁ DE FLÁVIO JOSÉ?

 


*Por Alana Freitas El Fahl

Vamos direto ao assunto: Acho que a culpa nem é dele, é de quem contrata essas atrações para as festas juninas, não só o rapaz em questão, mas tantos outros nomes que não deviam tocar nesse matulão que é do forró, xote, maracatu e baião. Mas aí, seu menino, você mexeu com coisa sagrada, tome juízo. Respeita, Januário! Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flávio José é minha Santíssima Trindade do forró e creio que de muita gente que também aprecia o gênero. Dois no céu, outro na terra.  Uma pra mim, outra pra mim, deixa pra tu também. 

Olha pro céu, meu amor! Com tantos outros santos e arcanjos já por lá e por cá como Genival Lacerda, Cremilda, Marinês, Amelinha, Alcymar Monteiro, Virgílio, Adelmário Coelho, Dorgival, Quininho de Valente, Nando Cordel, Trio Nordestino, Waldonys, Jorge de Altinho, Santana, Targino Gondim, Chambinho, Lucy Alves, Dorgival e Cia, sem contar os incontáveis "trios pés de serra" que resistem na base de tareco e mariola e tantas estrelas ainda buscando seus espaços, o que não falta é gente boa para ser contratada nesse período específico e que exige música tradicional da época. Essa turma já fatura alto o ano todo, de janeiro a janeiro.

Se a razão das contratações é chamar mais gente, o público que só curte quem está no estrelato dos milhões, que só gosta dessa turma, eu discordo, acredito na formação de novas plateias sempre através do contato e exposição. Alguém chama os forrozeiros para tocar no carnaval? Alguém chama os forrozeiros para o Festival de Verão? Simone canta " Então é São João"? Perguntas retóricas...Vou tomar de empréstimo o Paulinho da Viola que também não tem nada a ver com a história, mas duvido que aceitasse um convite para cantar no São João. "Tá legal eu aceito o argumento, mas não mude o forró tanto assim"...

Meu protesto é muito pouco é quase nada, mas não tem outro mais bonito no lugar...Ave, Flávio! Você é que nem avelós, mas tem que ter voz! A música pacifica o mundo!

Alana Freitas El Fahl é professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira e fã de Flávio José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário